No result...

Fernando Rocha Brant
 9/10/1946 Caldas, MG 
 12/6/2015 Belo Horizonte, MG

FERNANDO BRANT - Compositor. 

Formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como repórter da sucursal mineira da revista "O Cruzeiro". Na década de 1960, conheceu Milton Nascimento, com quem viria a iniciar uma fértil parceria. Faleceu no Hospital das Clínicas da UFMG, depois de complicações em uma cirurgia de transplante de fígado.

"Travessia" - Compositores – Milton Nascimento e Fernando Brant

“Eu não quero mais a morte, tenho muito que viver.”

Música que trouxe o reconhecimento nacional para Milton Nascimento, em 1967, quando ficou em 2º lugar no Festival Internacional da Canção, Travessia é uma das canções mais românticas das criadas por compositores brasileiros. A música fala de amor, sofrimento, morte, vida, angústia, sonho e tentativa de superação, sem deixar de usar alguns versos que criticassem a ditadura militar da época.

A canção traz um homem que sofre por uma separação e chega até a pensar na morte. Entretanto, ele é consciente, sabe que pode amar de novo e que tem muito a viver ainda. A separação foi dura, mas isso não quer dizer que tudo acabou.

A crítica à ditadura acontece nos versos “minha casa não é minha e nem é meu esse lugar”. A impressão que se tem, ouvindo a música em seu contexto, é a de que o homem não consegue viver sem sua amada, nem na sua casa, mas, se levarmos em conta que na ditadura a liberdade era praticamente nula, os versos trazem um duplo sentido."

(fonte: Gustavo Freitas - musicasbrasileiras.wordpress.com)